My Approach
Perguntas frequentes
O que é um bom osteopata ?
Infelizmente na Europa, a formação de osteopatia não é sempre regularizada. Uma formação que respeite os padrões europeus tem 4800 horas, e demora entre 4 e 5 anos. Um osteopata é habilitado a reconhecer se o paciente tem contra-indicações médicas a algumas técnicas de osteopatia ; e, no caso não consultar o médico primeiro, ter suspeitas sobre o diagnóstico (o sintoma do paciente vem de uma patologia médical ou de uma disfunção osteopatica ?).
Osteopatia pode resolver o meu problema ?
Potencialmente a osteopatia pode resolver tudo o que seja funcional e não patológico, mesmo se o motivo da consulta for antigo! Toda a gente de todas as idades, mesmo com algum problema de saúde já existante, pode consultar e encontrar soluções com osteopatia.
Quantas consultas vou precisar ?
Um sintoma de menos de três meses pode ser resolvido numa unica sessão até três. Um sintoma mais crônico pode exigir de três a seis consultas. Também depende de outros fatores : idade, hábitos como o tipo de profissão, o exercício físico...
Vai doer ?
A osteopatia nunca deve doer (demais). Mas tocar uma zona que está tensa há algum tempo pode ser sensível, e um toque gentil pode ser percebido mais forte devido a esse fenómeno.
Porque é que a osteopata toca num sitio distante da minha dor ?
As medicinas holísticas como a osteopatia têm sempre uma visão geral do ser humano, e o tratamento deve ser global para ser eficiente. Assim, o sintoma é mais uma consequência do que uma causa. Uma dor no joelho pode ter a origem na bexiga, uma cervicalgia no pé...
E verdade que tenho que despir-me ?
Sim, mas se preferir ficar com as calças ou camisa, não há problema desde que sejam confortavéis para facilitar o trabalho e não comprometer as sensações tátil das mãos da terapeuta.